quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vamos politicar?

Hoje foi o segundo e último dia da oficina de Jornalismo Político na Semana de Comunicação UP.
Tivemos um momento mais descontraído, onde Cliceia Alves mostrou na prática o dia-a-dia de um jornalista político.
Ela contou sobre as consequências da série ‘’Diários Secretos’’, publicada pela Gazeta do Povo em 2010 para divulgar desvios de dinheiro na Assembleia Legislativa do Paraná. 
Os resultados  da série incluem a modernização tecnológica da ALEP e a maior transparência do gasto de dinheiro público. Além de as medidas tomadas pela diretoria da ALEP na época para contornarem a situação de escândalo ter gerado uma economia de R$ 90 milhões.
Cliceia encerra a sua participação na Semana de Comunicação dizendo que: 
‘’Política é indispensável, e se nós a rejeitarmos o estrago vai ser maior. Os maus políticos vão agradecer essa atitude.”

Tivemos duas aulas esclarecedoras sobre política, que com certeza ou despertaram o interesse dos alunos nessa área ou fizeram com que eles resolvessem que política não é o seu assunto preferido.
Dois dias são muito pouco para um tema tão complexo e amplo como política. 
Para Cliceia, o povo ainda não tem o interesse necessário pelo assunto. O essencial para construir uma população cidadã e que exerça definitivamente esse papel seria integrar a política como matéria acadêmica, como assunto corriqueiro e principalmente fazer dela um tema de interesse público, principalmente dessa nova geração de jovens tecnológicos, tornando-a compreensível.
Se todos soubessem que pessoas morreram nos tempos da ditadura para podermos exercer o nosso direito a cidadania hoje, a política seria tratada com maior consideração e interesse.

[+] Acompanhe a cobertura completa pelo facebook, tumblr, twitterflickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário